quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Santuário de Nossa Senhora da Conceiçáo de Vila Viçosa

Santuário da Padroeira de Portugal, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, antigamente chamada de Santa Maria do Castelo, situa-se dentro da cerca das muralhas e foi visitado pelo Papa João Paulo II em 1982 e palco do baptismo da Infanta D. Maria Francisca Isabel de Bragança em 1997.

Remodelada após o terramoto de 1755, sofreu, ainda, profundas alterações nos fins do século XIX, assumindo o seu exterior as linhas sóbrias que hoje conserva. Foi ainda alvo de um restauro exterior durante o ano de 2005.

O interior, de três naves, apoiadas em fortes colunas dóricas, é amplo e acolhedor.

Do seu inventário artístico fazem parte, além do precioso conjunto de azulejos azuis e amarelos e de bom desenho do século XVII, peças de raro valor artístico como o precioso sacrário do século XVII da Capela do Santíssimo, a relíquia do Sagrado Espinho da Coroa de Cristo, as tribunas e mesas das confrarias e, ainda, valiosas jóias do tesouro.

Na capela-mor, com pinturas a óleo e excelente talha dourada, venera-se a imagem de Nossa Senhora da Conceição, cuja escultura primitiva se atribui ao século XIV, protegida por grade de rótulas de prata branca. Numa das paredes laterais, expõe-se a bandeira portuguesa da vitória de Montes Claros (1665), oferecida pelo Marquês de Marialva.

A Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa dedicou o Rei Restaurador o Reino, em 1646, escolhendo-a para Padroeira de Portugal. O seu solar é hoje um lugar de peregrinação e muita devoção.








In Vila Viçosa – Vila Museu

Imagens in Câmara Municipal de Vila Viçosa

Para votar na Porta dos Nós envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt